terça-feira, março 6

semântica

Disciplina da linguística que se ocupa do estudo do significado das expressões linguísticas (sejam elas fonemas, morfemas, palavras, sintagmas, frases) bem como das relações de significado que essas expressões estabelecem entre si e com o mundo in www.infopedia.pt

Há uns anos trabalhava no mesmo gabinete com uma pessoa com quem não tinha nada, mas NADA em comum. Chegava a ser constrangedor. Para além de todo um mundo que nos separava, a rapariga era um tanto ou quanto foleira... bem sei que não se deve emitir este tipo de juízos, porque há sempre alguém para achar que não temos o melhor gosto... mas, neste caso, posso arriscar: ouvia música pimba/bimba e nos anos 90 ela ainda usava permanente. Uma vez estava ela a contar-me uma história qualquer e conclui dizendo -O rapazito é mesmo foleiro! Bem nem imagino que cara terei feito, mas passei o trajecto todo de volta a casa a rir-me sozinha! De facto foi muito engraçado. Se houvesse um prémio para os foleiros, ela teria certamente direito a ele. Mas estava a adjectivar o outro de foleiro. Nem quero imaginar, esse rapazito devia mesmo ser horrívelmente foleiro!!!!!!!!!!!

Daí me ter lembrado da semântica. O que é belo para uns não o é para outros, o que uns definem de foleiro outros definem de in, o que para uns é cool para outros é easy, o que para uns é gourmet para outros é incomestível!

Sem comentários: