quinta-feira, março 1

ler por obrigação vs ler por prazer

Tinha decidido consagrar o ano de 2012 a ler livros do António Lobo Antunes. As razões eram várias:
i. A crónica dele é a primeira coisa que leio quando abro a Visão, são deprimentes mas bonitas;
ii. Queria perceber a razão que leva tanta gente a comprar os seus livros, visto eu nem o achar muito simpático nas entrevistas (Mas quando vejo as suas entrevistas a canais de TV franceses ele é uma pessoa super afável!) ;
iii. Quero aumentar a minha cultura, ler é um prazer mas também serve para alargarmos o nosso raciocínio bem como a nossa cultura.
Acontece que já comecei dois livros mas não me agarram nem me cativam e quase que fujo deles... Que me desculpem os que só juram pela escrita dele, mas não consigo. Por isso desisti. Por uns tempos.
Mas não consigo viver sem ler. Por isso fui à estante do meu irmão e trouxe para casa o "Século primeiro depois de Beatriz" (que estou a ler em francês) do Amin Maalouf. Já tinha lido "Samarcande" que me tinha entusiasmado, e este não fica atrás. Tudo me cativa, tanto a história em si, a forma como constrói a narrativa como a forma como verbaliza as suas ideias. O livro é relatado na primeira pessoa, é um cientista que conta o que se passou na terra tendo ele estado, por coincidência, no epicentro. Brilhante.

Sem comentários: