terça-feira, março 20

fidedigno

Sei quando leio um jornal que os factos que lá se relatam são reais (bem sei que nem sempre, mas mesmo assim acho que posso assumir "isso"). Sei que quando leio um romance quase tudo virá da imaginação do autor, se for uma biografia já espero tenha sido feita uma investigação, e verificação dos factos, mas se for um romance histórico haverá um misto dos dois, e os autores, que são uns queridos, hão-de ter feito referência, algures nas páginas do livro, de quais são os personagens verdadeiros e quais os ficcionais.
E os blogues? Onde ficam os blogues? Especialmente os blogues que falam da vida de todos os dias? Podemos acreditar em tudo o que nos dizem? Ou será tudo uma grande aldrabice? Será que os autores se compõem num personagem propositadamente? Na vida real também somos personagens mas como temos de reagir à queima-roupa é mais difícil ludibriar! Descobri há pouco que nem tudo o que brilha é ouro mas que por vezes é latão. E é uma pena. Pessoas que parecem ser tão originais, tão abertas ao mundo, tão dispostas a exporem o seu coração até mais do que se fossemos amigas de carne e osso, afinal não passam de figuras de papelão...
E eu? Onde é que eu fico? Vou ser real? Com os meus defeitos e as minhas qualidades? Ou vou-me compor um personagem daquilo que eu acho que devia/podia ser para parecer melhor ou levar a um determinado tipo de reacções por parte dos leitores? O que vou eu fazer? Acho que vou ser honesta, acima de tudo comigo, e a seguir com os outros. Mas quando estiver a romancear, vou contextualizar. Que é o que eu gostaria que fizessem para mim, blogsurfer confessa!

Sem comentários: