sábado, março 10

capacitar

Aliás, todos os dias são dignos de festejo. Embora eu não seja uma optimista alegre por natureza, crescer tem-me feito dar cada vez mais valor aquilo que tenho. As parcelas boas fazem-me esquecer ou mudar as menos boas. Também acredito que arranjamos sempre forças para enfrentar aquilo que a vida nos atira para o colo. Embora a maioria ache que não.
Há dias conversava com uma senhora a quem, depois dos 40, aconteceu um problema de saúde. O resultado foi a amputação de parte das pernas. Hoje tem 2 próteses. Continua a fazer a vida dela, trabalha ao ritmo "moderno" e é um membro activo da sua comunidade. Diz que se há 10 anos lhe tivessem dito que isto lhe ia acontecer, ela achava que nem ela nem os filhos iam ter força para ultrapassar isto e voltar a degustar a vida. É lindo ouvi-la falar porque ela deixa transparecer uma calma, uma aceitação da sua condição impressionantes. Mas diz que nunca teria aguentado tudo isto, com esta coragem, se não fosse a sua fé em Deus e saber que era tão acarinhada por todos. Ela tem ajudado outras pessoas que têm de ser amputadas, e tem sido um exemplo para todos quanto a rodeiam. Mas ela é tão humilde que diz que aquilo não é ela, que ela é apenas um instrumento da obra de Deus...
Eu digo uma coisa que me ensinaram no ano de 2011:
Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos!

Sem comentários: