sexta-feira, fevereiro 17

quaresma

Toda esta conversa de Carnaval, feriado, não-feriado, tolerência de ponto ou não, tem muita piada... Mas estão todos a esquecer-se que estamos a falar duma data do calendário católico.
Terça-feira de Carnaval = Terça-feira gorda = último dia antes da Quaresma
Os franceses têm por hábito comer crépes no mardi-gras. A mim é um ritual que me agrada bastante! Pode ser com nutella, açucar e limão ou puré de maça e canela...
Tradicionalmente a Quaresma são 40 dias sem comer carne, ou simplificando há pessoas que às sextas só comem peixe... mas a mim isto parece-me... insuficiente! Eu acho que se deve fazer uma detox usando palavras modernas e saxónicas! em que se elimina do sistema os nossos maiores vícios - ou um, já que se fossem todos ao mesmo tempo ficaríamos impossíveis de aturar.
Mas porquê fazê-lo? Porquê passar voluntariamente por essa falta/sofrimento? Para (re-)descobrirmos que quem manda na nossa vida somos nós! Para nos purificarmos, e termos uma mente sã num corpo são. Essa falta vai levar-nos a pensar e relativizar a vida que temos, vai aguçar os nossos sentidos.
Eu faço-o por todas as razões acima mas também, e porque sou católica, para agradecer a minha família e expiar os meus pecados - que não são capitais mas que não transformam o mundo num sítio melhor... E ainda para ser solidário com o JC, que foi um tipo porreiro e que veio à terra viver como nós e morrer como nós...
E agora acabei de perder 18 das 20 pessoas que têm cá vindo! Ninguém gosta de beatices! Mas se falo de tudo o resto também posso falar das minhas crenças, não?

Sem comentários: