quinta-feira, janeiro 5

falar Português

Gosto muito deste blogue. e esta entrada depertou em mim a vontade de responder à Miss Glittering. Partilho aqui convosco o que lhe escrevi:
Querida Sofia, continuo a seguir avidamente o blogue... é uma delícia!
Houve um post esta semana que me tocou particularmente. O de continuar a falar português. Devido ao trabalho do meu pai, emigrámos para países vários, e o meu irmão e eu frequentávamos o ensino francófono. Muitas vezes éramos os únicos portugueses num raio de milhares de kilometros e só voltávamos a Portugal nas férias. Isto num tempo em que ainda nem se sonhava com skypes, e-mails ou viagens low-cost. Mas em casa só falávamos português (excepto quando havia visitas para se ser bem educado!). Claro que por vezes, nós, as crianças, intercalávamos uma ou outra palavra em francês, por perguiça ou mecanismo... mas a verdade é que este hábito permitiu-nos formar a nossa identidade como pessoas, e ao mesmo tempo ajudou a uma boa integração quando voltámos a Portugal. A nossa lingua é o nosso País! Por isso sempre que algum amigo emigra e me pergunta a opinião sobre o assunto digo para falarem em português em casa, porque os miúdos vão aprender o idioma do país num ápice e podem esquecer com facilidade a lingua de Camões. Por isso toca a ignorar as más linguas e continuem a ensinar o nosso lindo e complexo Português aos mais pequeninos!!! beijinhos

Sem comentários: