segunda-feira, janeiro 23

exigência

Já repararam que há pessoas que são mais exigentes com o marido/mulher, os filhos, os irmãos e os pais do que com a restante humanidade. Desculpam com mais facilidade as falhas, as fraquezas dos outros, dos "externos" do que daqueles que mais amam? Eu incluo-me neste grupo, em que sou exigente ao máximo, não permito fracassos, digo sempre "as desculpas não se pedem, evitam-se"... É um desgaste grande para mim e para as relações. É um mecanismo do meu comportamento que ainda não consegui desmontar: gosto tanto deles, quero o melhor para eles, logo exigo que o comportamento deles também seja perfeito.
Em que mundo é que eu vivo?! E as pessoas são pessoas e não robôs!
No outro lado temos o tipo de pessoa que desculpa tudo a todos, não importam as razões. Está sempre tudo bem porque quem nos decepcionou, abandonou, largou da mão foram os filhos, os irmãos ou os pais.
Esta grande introdução é para partilhar este texto do Pe. Caffarel:
o teu amor sem exigência diminui-me.
a tua exigência sem amor revolta-me.
a tua exigência sem paciência desencoraja-me.
o teu amor exigente engradece-me.

Sem comentários: