quarta-feira, abril 18

dormir

O pai das crianças e eu temos um tema em que discordamos. (Apenas um? pensam vocês, Que casal sortudo!) Radicalmente. No adormecer dos rebentos. Eu acredito que os bebés e as crianças devem aprender a adormecer sozinhas desde o primeiro dia. Podemos por música, chuchas, fraldas, luzes de presença, ir e vir quantas vezes forem precisas mas acho que não deve estar nenhum adulto no quarto. Eles devem adormecer-se sozinhos, sem qualquer tipo de colo.
O paisinho por outro lado não suporta ouvi-los chorar, ainda não descobri se por empatia ou se por lhe doer a cabeça, de qualquer das formas acaba sempre por ceder às fitas da hora de ir para a cama. Eu fico furiosa, não acho que ele os esteja a ajudar, penso que até está a fazer o contrário.
Com o S (6anos) tivemos uns sete primeiros meses horrorosos porque foi habituado a adormecer ao colo. E como se sabe, qualquer bebé que é deitado depois de adormecido ao colo acorda... E quer mais uma voltinha no carrocel... Todos os dias durante 7 meses... Vivíamos um inferno. O que vale é que na consulta do sétimo/oitavo mês o pediatra Armando Fernandes (adoro, adoro) explicou como se fazia este desmame, que iria ser doloroso para o baby, para nós e para os nossos vizinhos. Mas que tínhamos de tomar essa decisão, ou então deixar que a criança a tomasse por nós quando bem lhe aprouvesse... O meu amor ganhou coragem e foi nessa noite que inicámos a separação. Ao fim de 4 dias já adormecia sem estarmos no quarto... apenas 4 dias para terminar com 7 meses de calvário. Que alívio!
Lembrei-me desta nossa fase porque estou irritada, ainda hoje os putos fazem birras para ele lá ficar mais 5 minutos, e depois dizem que não conseguem dormir, e depois querem tirar as meias, e depois querem prender o edredon, e depois querem dizer qualquer coisa, e depois e depois e depois. Quando estou sozinha com eles em casa na hora de dormir, só lá volto uma vez e eles não pedem mais nada, adormecem como os anjinhos que são... Não há confusão. E é tão bom poder aproveitar o serão sem confusões.

Sem comentários: