sexta-feira, julho 13

rolar os r's

Cá em casa levamos a sério o falar sem erros... Não somos de letras mas acreditamos que falar bem é meio caminho para tudo o resto correr bem. Se nos fizermos entender e percebermos o que nos dizem/lêmos metade do trabalho está feito. Não é?
Como tal andávamos bastante preocupados porque a M (a 3 semanas de fazer 5 anos) não pronunciava todos os r's.
pêto = preto
paia = praia
pôta = porta
pôco = porco
Há uns 3 meses levei-a a uma terapeuta da fala. (Eu sei, eu sei, sou uma exagerada... mas mais vale prevenir que remediar!) Aí explicaram que há 3 tipos de R: no início da palavra - rato, no final da sílaba - porco, ou no meio da mesma - preto, cada um deles é normalmente adquirido até aos 4, 4.5 e 5 anos respectivamente. Como ainda não tinha passado o prazo, a (querida) terapeuta ensinou-nos uns exercícios para fazermos por casa (arranhar o céu da boca com a ponta da língua de trás para a frente e dizer os r's como no nordeste brasileiro ou como os inglêses quando falam português). Fizemo-los. E, milagre, a miúda já diz os r's todos... Até põe r's onde não deve... Agora temos de eliminar o excesso!!!!

2 comentários:

Full-time Mom disse...

O meu afilhado, com a mesma idade, também não dizia. Os meus cunhados fiavam-se no médico de família, que mandou esperar até entrar para a escola (??) e não o levavam a um pediatra sequer, quanto mais terapia da fala! Então nas férias convidei-o para vir passar uma semana connosco e os primos... saiu de cá a dizer os "érres" todos!!! E feliz da vida dizia a toda a gente "foi a madrinha (e não madinha) que me ensinou!" :)
Conclusão: não és exagerada nenhuma, és atenta e fizeste o que estava ao teu alcance para ajudar a tua filha!
Beijinhos

cata disse...

full time Mom, Obg pelo comentário. O meu lema é estar atenta;) dá muito trabalho (como me palpita que sabes!!!) mas compensa. A alegria dela é enorme ao vencer mais este desafio.
beijinhos!